terça-feira, 12 de outubro de 2010

O que é o coroinha?

O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o scerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a desempenhar um ministério, um serviço importante.


O que é preciso para ser coroinha?

Ser disponível para Deus e para sua comunidade.


Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu.

E ter boa vontade

O que se exige de um coroinha?


- Chegando ao templo: Ao chegar a Igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aì deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se á sacristia, para iniciar as atividades da celebração.


Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito com o templo.

Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão, confiança e estima, coisa de que tanto precisam. O Pároco devéra, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

O que o coroinha deve conhecer?



A santa missa, parte por parte


Os lugares da igreja


Os livros sagrados


Os utensílios usados na celebração


As vestes litúrgicas


Seguir o que a igreja ensina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gregorian Chant - "Salve Regina"

object>